Conforme princípios da Medicina Tradicional Chinsea é feita a palpação do pulso e observação da língua para compreender os apectos energéticos envolvidos na manifestação. Também é feita avaliação energética dos meridianos por meio da permeabilidade elétrica da pele.
As agulhas de acupuntura são diferentes e bem mais finas do que as agulhas de injeção ou vacina, isso torna a aplicação confortável. As agulhas são esterilizadas e registradas na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Após o uso são descartadas e a cada aplicação é usada uma agulha nova.
O tratamento é personalizado podem se utilizar outros estímulos respeitando a sua sensibilidade, indicações e contraindicações: fitoterapia, moxaterapia, auriculoterapia, laseracupuntura, eletroacupuntura.
Condições tratáveis pela acupuntura conforme Organização Mundial da Saúde:
Saúde Mental
Estresse
Ansiedade
Insônia
Depressão leve
Compulsão Alimentar
Manifestações psicossomáticas
Ansiedade relacionada a tabagismo, alcoolismo e dependência química
Saúde da Mulher
TPM
Síndrome do climatério
Dismenorréia primária
Dor causada por endometriose
Aparelho digestivo
Dor de estômago (úlcera péptica, gastrite, espasmo gástrico)
Azia
Dispepsia (má digestão)
Sindrome do intestino irritável
Dores
Dor muscular
Dor no pescoço
Dor no ombro ( bursite, tendinite artrose)
Tendinite
Epicondilite lateral e medial
Ombro congelado
Lombalgia aguda e crônica
Espondilite anquilosante
Dor no pé
Fasciíte plantar
Osteoartrose de joelho
Bursite patelar
Tendinite patelar
Dor no pós-operatório de qualquer origem
Fibromialgia
Osteoartrite
Distúrbios circulatórios (má circulação)
Reumatismo
Dores de cabeça (tensional, têmporo-mandibular)
Enxaqueca (migrânea)
Na maioria das vezes a frequência do tratamento é 1x por semana; no entanto, cada caso é único. Cada pessoa responde ao tratamento de forma diferente, então seus resultados dependerão de sua situação particular. Existem certos problemas que podem ser resolvidos em uma ou duas visitas; outros casos podem exigir mais tratamentos até que sua meta seja alcançada.Muitas vezes, os pacientes notarão alívio de um sintoma específico imediatamente, embora possamos precisar de mais tempo para trabalhar na raiz subjacente do problema.
Sim. Apenas alguns pontos devem ser evitados durante a gestação. Nesse momento a acupuntura pode ser indicada proporcionar mais conforto para a gestante e pode ser utilizada para reduzir ansiedade, insônia, aliviar enjôos e dores decorrentes da gestação. A acupuntura também auxilia no preparo para o parto.
Existe uma grande propabilidade de ser diferente. A acupuntura chinesa possui algumas características gerais, mas conforme o estilo adotado pela escola irá ter diferenças. Isso também acontece com a acupuntura japonesa e coreana. Mesmo que o fundamento de todas seja a Medicina Tradicional Chinesa existem diversas técnicas e estilos de se aplicar a acupuntura, por isso é bem possível que você encontre diferenças no tratamento com cada acupunturista.
As agulhas de acupuntura são finas como fios de cabelo e são inseridas de forma suave e superficial. Embora cada pessoa experimente a acupuntura de forma diferente, a maioria das pessoas sente apenas uma quantidade mínima de sensação quando as agulhas são inseridas. Uma vez que as agulhas estão no lugar, a maioria dos nossos pacientes nos diz que experimentam uma sensação de relaxamento e bem-estar que dura por muitas horas após o tratamento.
A acupuntura pode ser utilizada para gestação natural e durante tratamentos médicos para fertilidade. Existem algumas variações no protocolo de tratamento de acordo com as necessidades da paciente.
Esse tratamento tem como objetivo regularizar a circulação na região do útero, regularizar hormônios, reduzir efeitos colaterais de tratamentos médicos, reduzir a ansiedade, aumentar as chances de sucesso nos procedimentos de fertilização.
