top of page

Eletroacupuntura para dor miofascial

  • Foto do escritor: Ândrya Nayane
    Ândrya Nayane
  • 24 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 24 de jun.


ree
Estudo de eletroacupuntura para dor

As técnicas de estimulação elétrica, como a estimulação elétrica transcutânea (TENS) e a #eletroacupuntura, demonstraram ser eficazes no tratamento de condições de dor crônica, incluindo dor miofascial. O objetivo deste estudo foi revisar a literatura sobre a eficácia das técnicas de eletroestimulação na dor miofascial.


Dor miofascial


É caracterizada pela presença de pontos-gatilho miofasciais (PGM). Clinicamente, os PGs se apresentam como bandas rígidas e tensas do músculo esquelético que são hipersensíveis à palpação e estão associadas à diminuição da amplitude de movimento e dor entre os pacientes.


Causas da dor miofascial


  • Má postura;

  • Estresse emocional;

  • Esforço excessivo muscular;

  • Trauma;

  • Contrações repetidas.


Acredita-se que a redução da circulação sanguínea cause uma "crise de energia" no músculo impedindo o relaxamento eficaz. E a manutenção da contratura pode estar relacionada a mecanismos de sensibilização do sistema nervoso central e periférico. Isso resulta no aumento da sensação de dor.


Como a estimulação elétrica pode auxiliar no tratamento da dor miofascial?


Essa intervenção estimula mecanismos periféricos e centrais que reduzem a percepção da dor. A liberação de opioides endógenos como as endorfinas provavelmente estão envolvidos nesse processo.


Quais tipos de estimulação elétrica podem ser feitos?


Tens: estimulação elétrica transcutânea, que utiliza eletrodos sobre a pele

Eletroacupuntura: utiliza agulhas situadas em uma camada superficial da pele.


Eletroacupuntura e Tens quais as diferenças no efeito terapêutico?


As técnicas de estimulação elétrica são eficazes para reduzir a intensidade da dor relatada em indivíduos acometidos por dor miofascial. De acordo com o artigo de revisão a eletroacupuntura tem maior grau de melhora comparado a estimulação com eletrodos.


Quantas sessões de eletroacupuntura podem ser necessárias?


O número de sessões ainda é variável, alguns estudos realizaram 1, 6, 8, 10, 12 sessões. Não existe um consenso do números de sessões.


Quais parâmetros podem ser mais eficazes na eletroacupuntura?


Ainda não está claro se a estimulação de baixa ou alta frequência e intensidade é mais eficaz para a dor miofascial. É sugerido que a alternância entre as frequências oferecem maiores benefícios para os pacientes com dor miofascial. Em relação ao tempo de estímulo sugere-se que tempo superior a 15 minutos produz resultados mais eficazes.


Conclusão


Eletroacupuntura é uma das técnicas da acupuntura que pode ser utilizada no tratamento da dor. A estimulação elétrica pode ser feita com agulhas ou eletrodos. As duas formas podem trazer benefícios. Os eletrodos podem ser utilizados em pacientes que têm medo das agulhas ou em regiões que a inserção da agulha pode causar riscos, ou desconforto. É preciso sempre avaliar o contexto de cada paciente.






Comentários


Contato: (51) 99449 3385 

Ândrya Nayane Acupuntura

Endereço: Rua Felipe Neri, 457, cj.407, Auxiliadora

Porto Alegre/RS.

Email: andryaacupuntura@gmail.com

Segunda a sexta das 9h às 18h.

Atendimento presencial e online de fitoterapia chinesa.

  • WhatsApp
  • Instagram
bottom of page